Transtorno de Estresse Pós-Traumárico

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) é um transtorno que acomete de 10 a 20% das pessoas que são expostas a um evento traumático envolvendo morte ou ameaça, ferimentos graves ou violência sexual. Diversas situações de estresse cotidiano podem causar sofrimento significativo, isso inclui decepções amorosas, términos de relacionamento, perdas de emprego ou status social, etc. Muito embora essas situações sejam popularmente chamadas de trauma, elas não caracterizam um evento traumático dentro dos critérios técnicos para o diagnóstico de TEPT.

As primeiras descrições de TEPT surgiram da observação de sintomas desenvolvidos por alguns militares que eram expostos à guerra. Tais veteranos apresentavam um significativo sofrimento associado às lembranças da guerra, comportamentos de evitação, mudanças na forma de avaliar o mundo e se relacionar com os outros, além de reatividade e respostas de sobressalto exacerbadas. Posteriormente, observou-se que o transtorno pode se manifestar na população civil, que também está sujeita a eventos traumáticos.

Imagem Transtorno de Estresse Pós-Traumárico

Discussões sobre trauma e TEPT são veiculadas com maior frequência diante da ocorrência de grandes tragédias (acidentes aéreos, atentados terroristas, etc.) ou catástrofes naturais (furacões, terremotos, tsunamis, etc.), mas na realidade cotidiana a violência urbana é uma das principais fontes de trauma. Indivíduos que são vítimas de assaltos, sequestros, agressões físicas e sexuais ou acidentes estão sujeitos a desenvolver o transtorno. Aqueles que testemunham o evento traumático ou sabem que ele ocorreu com alguém afetivamente próximo também podem sofrer de TEPT.

De acordo com a 5ª edição do Manual Diagnóstico e Estatísticos de Transtornos Mentais (DSM-5), da Associação Americana de Psiquiatria, o TEPT é caracterizado por sintomas que podem ser distribuídos em quatro grupos distintos:

• Sintomas de intrusão associados ao evento traumático – revivescências frequentes do trauma através de memórias ruins, pesadelos, lembranças angustiantes ou flashbacks;
  • Evitação persistente de estímulos associados com o evento traumático – esforços para evitar situações, pessoas ou locais ligados ao trauma, assim como pensamentos e sentimentos relacionados ao evento;
  • Alterações negativas na cognição e humor associados com o evento traumático – alterações do humor e da forma de pensar como negativismo, culpa, vergonha, sensação de afastamento ou de incapacidade de sentir-se bem;
  • Alterações marcantes na excitação e reatividade associadas ao evento traumático – constante estado de alerta e reatividade exacerbada. Irritação, explosividade, sobressaltos, falta de concentração ou insônia.
Os sintomas mencionados podem ser observados em intensidades variadas nos primeiros dias após o trauma, mas precisam se manter por mais de um mês para serem considerados TEPT.

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático causa sofrimento e prejuízos para o indivíduo, por isso o tratamento é indispensável. Existem opções de tratamento medicamentoso e psicoterápico que podem ser indicadas de acordo com cada caso, de forma geral, é possível afirmar que os resultados mais efetivos e duradouros são obtidos com a associação de tratamento medicamentoso e psicoterapia.

Os medicamentos de primeira linha para o tratamento do TEPT são os antidepressivos, dentre eles podemos destacar os Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (Fluoxetina, Sertralina, Paroxetina, etc.) e a Venlafaxina (antidepressivo dual). Fármacos de outras classes também podem ser utilizados de acordo com cada caso. Os tratamentos psicoterápicos com o maior nível de evidência são a terapia comportamental e a terapia cognitivo-comportamental. É fundamental que o tratamento seja conduzido por profissionais competentes e habilitados em suas áreas de atuação. Eles também poderão oferecer maiores informações sobre o transtorno e orientar os pacientes e seus familiares sobre como lidar com o problema.

Se você passou por um evento traumático e está sofrendo com os sintomas descritos neste texto procure tratamento. Se conhece alguém que se encaixa no diagnóstico de TEPT oriente-o a buscar ajuda.