Depressão

A morte de um ente querido, a perda de um emprego ou o fim de um relacionamento são experiências difíceis para um indivíduo suportar. É natural que sentimentos de tristeza e aflição se desenvolvam em resposta a situações tão estressantes. Aqueles que estão vivendo períodos difíceis frequentemente podem se descrever como “deprimidos”, mas tristeza e depressão não são a mesma coisa. Enquanto os sentimentos de tristeza diminuirão com o tempo, o transtorno depressivo pode continuar por meses, até anos.

A depressão é uma doença médica grave que afeta negativamente como você se sente, o modo como você pensa e como você age. É uma doença comum que, a cada ano, afeta 2 em cada 10 brasileiros. A depressão não discrimina: afeta homens e mulheres, jovens e velhos e pessoas de todas as raças, culturas e classes sociais.

Felizmente, a depressão é bastante tratável. A maioria (80-90%) das pessoas que recebe tratamento experimentam uma melhora significativa, e quase todos os indivíduos obtêm algum benefício da assistência médica.

Infelizmente, as pessoas podem não reconhecer seus sintomas como sinais de uma doença, ou podem temer as reações dos colegas de trabalho, dos amigos e da família. Como resultado, milhões de pessoas com depressão não procuram tratamento e sentem problemas em seus trabalhos ou em seus relacionamentos.

Imagem Depressão

Os custos da depressão podem ser altos. Os custos financeiros estimados da depressão em dias de trabalho perdidos, despesas médicas e morte prematura são de $43 bilhões anualmente. Se você ou alguém que você conhece pode ter depressão, consulte um especialista. Lembre-se, a depressão é uma das doenças mentais mais tratáveis e, com o tratamento adequado, as pessoas podem readquirir uma perspectiva saudável de vida.

 

O que é depressão?

A depressão tem uma variedade de sintomas, mas, o mais comum é um profundo sentimento de tristeza. Pessoas com depressão podem se sentir cansadas, desatentas, desesperançosas, indefesas e, geralmente, oprimidas pela vida. Prazeres simples não são mais desfrutados, e seu mundo pode parecer escuro e incontrolável. Retraimento físico e emocional são respostas comuns de pessoas deprimidas.

A depressão pode surgir a qualquer hora, mas aparece mais frequentemente, pela primeira vez, entre 24 e 44 anos. Uma entre quatro mulheres e um entre 10 homens se confrontarão com a depressão em algum momento de suas vidas.

 

Sintomas de Depressão

A depressão é diagnosticada se uma pessoa sente: sentimentos persistentes de tristeza ou perda de interesse ou prazer em atividades costumeiras, somados a quatro ou mais dos seguintes sintomas por, no mínimo, 2 semanas consecutivas:

  • Mudanças no apetite que resultam em perdas ou ganhos de peso não relacionados a dietas;
  • Insônia ou excesso de sono;
  • Perda de energia ou aumento de fadiga;
  • Inquietação, irritabilidade ou lentidão psicomotora;
  • Sentimentos de inutilidade ou de culpa inapropriada;
  • Dificuldade de pensar ou concentrar, indecisão;
  • Pensamentos de morte/suicídio ou tentativas de suicídio.

A depressão é diagnosticada somente se os sintomas acima não são devidos a outras condições (ex.: problemas neurológicos ou hormonais) ou doenças (ex.: câncer, ataque cardíaco) e não são os efeitos colaterais de abuso de medicações ou de substâncias. Caso os sintomas sejam significativamente graves o diagnóstico é feito mesmo que o tempo e o número de sintomas não preencham os critérios.

 

O que causa a Depressão?

Vários fatores desempenham papéis no início da depressão.

Bioquímica. Deficiências em duas substâncias químicas no cérebro, serotonina e norepinefrina, são tidas como responsáveis por certos sintomas de depressão, incluindo ansiedade, irritabilidade e fadiga.

Genética. A depressão pode vir das famílias. Por exemplo, se um gêmeo idêntico tem depressão, o outro gêmeo tem uma chance de 70% de também ter a doença em algum momento da vida.

Personalidade. Pessoas com baixa auto-estima, que são facilmente oprimidas pelo estresse, ou que são geralmente pessimistas parecem ser vulneráveis à depressão.

Fatores ambientais. Exposição contínua à violência, negligência, abuso ou pobreza pode fazer com que pessoas que já são suscetíveis à depressão fiquem mais vulneráveis à doença.

Entretanto, deve-se notar que a depressão pode ainda ocorrer sob circunstâncias ideais de vida.

 

Como a Depressão é tratada?

Infelizmente, a depressão não pode ser controlada por nenhum período de tempo simplesmente através de exercício, mudanças na dieta ou férias. Por outro lado, entre 80% a 90% das pessoas com depressão respondem bem ao tratamento, e quase todos os pacientes obtém um pouco de alívio de seus sintomas.

Antes de um tratamento específico ser recomendado, um psiquiatra conduzirá uma avaliação diagnóstica completa, consistindo em uma entrevista e um exame físico. Seu propósito é revelar sintomas específicos, história familiar e médica, posição cultural e causas ambientais de estresse para chegar em um diagnóstico próprio e determinar o melhor tratamento.

 

Medicação

Antidepressivos podem ser prescritos para corrigir desequilíbrios nos níveis de substâncias químicas no cérebro. Esses medicamentos não são sedativos, “estimulantes” ou tranqüilizantes; eles não criam hábito; e eles geralmente não têm efeito estimulante em pessoas que não sofrem de depressão.

Os antidepressivos normalmente atingem o efeito completo entre 3-6 semanas após o início do tratamento. Se é percebida pouca ou nenhuma melhora depois de 6-8 semanas, o psiquiatra alterará a dose da medicação ou irá adicionar ou substituir por outro antidepressivo. Psiquiatras normalmente recomendam que os pacientes continuem a tomar a medicação por seis meses ou mais depois que os sintomas tenham melhorado.

 

Psicoterapia

A psicoterapia pode ser usada sozinha para o tratamento da depressão branda ou combinada com medicamentos antidepressivos para a depressão moderada a severa.

A psicoterapia pode envolver somente o paciente individual ou incluir outros. A terapia familiar ou de casal ajuda a endereçar questões específicas que podem surgir entre esses relacionamentos íntimos. A terapia de grupo envolve pessoas com doenças semelhantes. Dependendo da gravidade da depressão, o tratamento pode levar algumas semanas ou substancialmente mais tempo.

A depressão nunca é normal e sempre gera sofrimento desnecessário. Com diagnóstico e tratamento adequados, a depressão pode ser superada na vasta maioria das pessoas. Se você está sentindo sintomas de depressão, consulte seu médico ou um psiquiatra, descreva suas preocupações e requeira uma avaliação completa.